terça-feira, 20 de maio de 2014

A CAMPANHA DE DILMA E A FÁBULA DE ESOPO


                                    A CAMPANHA  DE DILMA E A FÁBULA DE ESOPO


       Não sei se vocês conhecem uma fábula de Esopo que se chama “O velho, o menino e o burro. Eu tenho ela na  coleção de Monteiro Lobato, volume “Fábulas”. E é especial para esse momento que estamos vivendo na campanha de reeleição da Dilma . Essa é a estória de um homem que vai vender seu burrico  no mercado e sai  puxando o animal pelo cabresto, ao lado do filho, quando encontra um viajante:
       – Mas que burrice! Um animal andando  e o pobre velho a pé! Para satisfazer o viajante  o velho sobe no burrinho  e manda o menino puxar os dois pela corda , até que passam por uma turma mulheres conversando:
       – Tem mesmo muita graça isso!! O velho   montado com todo o conforto  e o pobre do menininho  a pé…Para “tapar a boca do mundo”, sobem ambos no animal. 
       Um sargento vê o  trio que passa por ele e grita:–Que idiotas! Querem vender o animal e montam os dois de uma vez… Assim, meu velho, quem chega à cidade não é mais o burrinho, é um caco do animal…O velho apeia e, para “tapar a boca do mundo”, sai puxando o animal só com o menino em cima.
      –Bom dia, príncipe!, diz o sacristão.–Uai, não entendi, porque sou príncipe? –Ora, porque só príncipes andam assim, com um serviçal puxando a rédea! Mais uma vez, o velho, decidido a “agradar a todo  mundo”, cede à opinião alheia e ele e o filho passam a carregar o bicho às costas. “Talvez isto contente o mundo”,  diz.           Um grupo de moleques saindo da escola  dá gargalhadas ao ver a cena:–Olha a turma de três burros, dois de dois pés e um de quatro! Resta saber qual dos três é o mais burro…
       –Sou eu!, gritou  o velho, bem zangado!Há uma hora só faço o que não quero fazer para agradar os que me vêem passar. Mas daqui para frente, vou fazer  o que me manda a consciência, pouco me importando que o mundo concorde ou não. Já vi que morre doido quem pensa que pode  agradar  toda gente…

A presidenta Dilma não pode dar uma do “velhinho da fábula”.  É IMPOSSÍVEL à  Dilma agradar à grande imprensa. Lula já avisou que a imprensa é o maior partido  adversário nessas eleições! Se seu governo não responde às críticas,a manchete é que  “ela está  paralisada”. Se ela anuncia em rede nacional  algum programa novo, “está fazendo propaganda antecipada para as eleições″. Se investe mais em obras, “é negligente com a educação e com a Saúde ”. Se investe mais em educação do que em obras, “é má administradora”... Se veta algum projeto aprovado no Congresso,  “é autoritária” . Se acata alguma decisão contrária do Congresso, “não tem pulsoe é refém dos parlamentares!”. Quando  Dilma não quis comentar  a renúncia do papa  Bento 16, os comentários dos articulistas da grande imprensa foram de que ela “era  atéia e teve  pouco caso com o catolicismo”. Quando foi  ao Vaticano prestigiar o primeiro papa latino-americano, o papa argentino Francisco falaram que “fez campanha para agradar os católicos”. NÃO TEM JEITO! NUNCA VAI AGRADAR OS GREGOS E OS TROIANOS!kkk

Dilma é o velhinho da fábula que tem que tomar as decisões, o menino é seu governo. A oposição e a imprensa  são os que a criticam  pelo caminho. E o burrinho que os leva e vai ser vendido no mercado? QUEM É? RSSS  

Esperamos  que a presidenta governe, simplesmente. Que não mude seus planos, como fez o velhinho, tentando agradar a todos. Que não se preocupe em “agradar à DEUS e ao mundo”porque nunca vai conseguir,   e que ela siga sua consciência. 

E que a MORAL dessa fábula tão conhecida  seja: É PRECISO FAZER O MELHOR, DENTRO DO POSSÍVEL. Porque as críticas  virão sempre e das mesmas pessoas.


2 comentários:

  1. eu li essa fábula quando adolescente ao ganhar a coleção de Lobato e mais recentemente numa crônica aqui na internet, final de 2012 sobre a Dilma mesmo. Agora vendo tantos ataques à nossa Dilma, resolvi contá-la à minha maneira ao me lembrar da pertinência da estória e de como não resolve querer agradar à todos.

    ResponderExcluir