sábado, 17 de maio de 2014

Poder e Contra poder. Onde termina a Liberdade de expressão e onde começa o abuso?


 PODER E CONTRA PODER:  ONDE TERMINA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ONDE COMEÇA O ABUSO?  ( pensando  nas falas da primeira mesa do 4º blogprog, especialmente do Andrés Conteris do Democracy Now).

Nas mídias sociais a liberdade de expressão  precisa ser ensinada nas escolas. Como nós podemos nos expressar de forma ética e correta? Como manifestar  a nossa  opinião, o nosso  direito de protesto, poder chiar como consumidor sem fazer isso virar um abuso de direito? O limite entre a  liberdade  de falar e a ofensa é bem pequena. Por isso é importante pensar em que palavra devemos usar, o que uma expressão tem escondida, , qual palavra  deverá retratar exatamente nosso  pensamento .

Acredito que a grande maioria dos ativistas  não pensa  muito sobre os fatos que  está comentando, compartilhando, publicando, ou melhor, DOCUMENTANDO, nas redes sociais. E, depois de escrito  é difícil se dizer arrependido, porque  o conteúdo se espalha rapidamente, e se eterniza! E se olharmos o nosso  celular, essa é a porta de entrada para que (se a NSA quiser), a nossa vida seja DEVASSADA! Todos estão expostos, a gente sabe bem o que aconteceu recentemente entre a NSA e a presidenta Dilma.  E se é secreto, existem Edward Snowdens para trazer à publico segredos de estado e questões diplomáticas delicadíssimas como foi a da Dilma, de Ângela Merkel e outros dirigentes mundiais.

Precisamos, então, de inclusão digital com educação. O governo e as empresas oferecem o  maior acesso a tecnologia com serviços que tornam possível a produção de  conhecimento colaborativo,  compartilhar notícias e saberes, aprender, convocar e convencer outras pessoas. Mas   deve-se saber também quais são as regras do jogo, que vão desde o direito à privacidade, a proteção da reputação e da imagem das pessoas até dar a responsabilização do ato ao  autor da invasão de privacidade...

A internet é um espelho cujo reflexo pode ser uma   mentira  em tudo: mente-se sobre a idade, cor da pele, aspecto físico e beleza, estado civil, situação econômica, profissão, escolaridade, peso, opção sexual.... Como orientar os jovens e adolescentes  que estão na rede social, na grande maioria mentindo a idade, comprando pornografia, sendo, de repente, assediados por um maniaco?

Onde fica a ética nessa questão?  Profissionais da educação falam sempre  que são os pais que devem dar aos filhos orientação   nos ambientes digitais. Um pai leva seu filho à porta da escola todos os dias, cioso de sua segurança, , mas não sabe o que ele está fazendo na “rua digital” no quarto ao lado...

 Nas mídias digitais,  twiter, emails, sites de busca de conteudo   e facebook,  o mundo é plano, sem fronteiras. Para tanto, é essencial garantir a segurança das relações, a proteção dos indivíduos. 

Toda querela  socio-digital que possa virar uma ação indenizatória de perdas e danos, como aconteceu com o jornalista da Band Ricardo Boechat que chamou de IDIOTAS os "soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores e coronéis da Polícia Militar de SP". Foi condenado a pagar R$ 5.000,00 de  dano moral a cada PM que tenha entrado  com a ação.
A condenação foi para ele e a Band News. Portanto,  não se pode sair por aí falando o que quer e bem entende de outros que sentindo-se ofendidos podem entrar na justiça e serem acatados seus argumentos ( teve até o caso de um jovem preso por desacato após postar impropérios e ofensas  contra policiais em sua página do facebook).


Claro que o grande investimento em infra-estrutura dos últimos anos foi o que viabilizou um Brasil mais democrático, que permite acesso à informação através de uma internet banda larga de qualidade. O uso da ferramenta  tecnológica tem que ser utilizado a serviço do bem estar social.

Depois de aprovado o Marco civil, temos que lutar agora pelo Marco Regulatório nas Comunicações no Brasil, com foco nas  propostas consideradas prioritárias na definição de um marco legal para as comunicações em nosso país.
O conteúdo programático deste debate, com certeza marcará a agenda política do país no próximo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário