segunda-feira, 30 de março de 2015

1º DE ABRIL DE 2015, O ANIVERSÁRIO DO GOLPE

O ANIVERSÁRIO DO GOLPE,
PARTIDO DOS TRABALHADORES E O POVO: OUSAR LUTAR , OUSAR VENCER.

Amanhã faz 51 anos que aconteceu o início do golpe militar de 1964. Eu tinha então 15 anos, na terceira série do ginásio, sétima série hoje e   tinha um professor de história, Oscar Holme, simpatizante do PCB e que me levou a sê-lo também. Ele sempre nos fazia um apanhado do que estava acontecendo no Brasil e no mundo, de mais interessante e nos incentivava a ouvir pelo rádio  (não eram todos que tinham TV naquela época) os programas noticiosos, Reporter ESSO e a hora do Brasil.
                                           


A gente sabia, portanto do comício do dia 13 de março da Central do Brasil no Rio de Janeiro que foi mesmo o estopim para o golpe. Sabia que queriam fazer a reforma agrária e um plebiscito para chamar uma nova Assembléia Constituinte para fazerem as reformas que o Brasil tanto queria, como queremos agora em 2015.
Mas o exército, Carlos Lacerda e sua UDN, A ELITE e outros políticos com a ajuda dos EUA, deram o golpe; depuseram Jango que o povo havia eleito democraticamente e puseram o general  Castelo Branco no lugar. Me lembro de ver na revista Manchete e na O Cruzeiro as fotos do exército , Marinha e Aeronáutica ocupando as principais cidades e o povo apenas olhando. Deixando passivamente acontecer.  Na igreja me lembro do meu vigário apoiando  o golpe que eles chamavam de “Revolução contra o Comunismo no Brasil”!
APAGANDO A MEMÓRIA DOS CRIMES COMETIDOS.

                                              
Aqui na minha cidade de Guaratinguetá, a Aeronáutica que tem a Escola dos Sargentos Especialistas  alvoroçou-se : no dia 1º não teve aula e dia 2 o professor Holme e outros nos falaram  de suas preocupações com o golpe. Eu era do Clube de Ciências do Instituto de Educação e do Centro Estudantino da cidade que representava os secundaristas e a única faculdade da cidade, a FEG. Soube dias depois que incendiaram a UNE que ficava no Rio de Janeiro. Nós aconselharam a não fazer nenhuma reunião naqueles dias, sob nenhum pretexto.
A verdade é que mesmo sendo  a inexperiente menina que eu era,  aprendi  com o correr daqueles dias de conversas contidas em sala de aula, de portas fechadas, que foram os poderosos meios de comunicação  apoiados pelos americanos, pela Igreja católica, pelo  empresariado rico , pela elite que sempre teve o poder nas mãos, que juntos com políticos oportunistas como Lacerda convenceram o povo  pelo rádio e pelos jornais e revistas ( a TV ainda era incipiente na época) que o presidente eleito João Goulart, o Jango do PTB, ia levar o país a um tipo de governo muito parecido com o da China, URSS e Cuba , comunistas . E que isso não seria bom para o povo católico e ordeiro do Brasil, já que os EUA não aprovavam ISSO.
A ojeriza pelos comunistas pintados pelos padres, pelo  jornal O Globo, O Estado de SP e a Folha, entre outros, de verdadeiros “comedores de criancinhas”  era tão grande que me lembro de minha mãe chorando ao dizer ao padre que ela não podia  comungar porque odiava Fidel Castro ! rsssss
                                              
LULA FALANDO AOS OPERÁRIOS NA GREVE DO ABC.

Mas o golpe só aconteceu da forma que foi porque houve uma falta de reação do governo, uma letargia incompreensível, até mesmo dos grupos que lhe davam apoio. Fracassou uma greve geral que a CGT chamou, fracassaram os militares legalistas que apoiavam o governo, os grupos que apoiavam Jango como Leonel Brizola, e até o presidente Jango desistiu para não ver correr sangue de irmão contra irmão. 
Meu namorado de então e marido de agora, Wilson com 18 anos  servia aqui em Lorena  no 5º Batalhão de Infantaria e conta que dia 30 ficaram de prontidão e marcharam para enfrentar os cariocas e mineiros que eram os golpistas . Ficaram por 20 horas em trincheiras em Queluz e Bananal sem comer nada e só com a água dos cantis esperando o embate que nunca aconteceu, já que na manhã de 1º de abril veio a notícia que o golpe já se consumara e o comando Paulista tinha aderido aos revoltosos. E eles puderam voltar à Lorena e comer no quartel.
Depois disso , já no secundário ( fiz o clássico no Instituto) e depois como universitária  fui à passeatas, lutei à minha maneira contra a ditadura, que matava operários e estudantes nas masmorras do poder. NADA se falava, pouco eu soube  sobre meus amigos que desapareciam sem deixar muitas pistas e só a gente imaginava  onde poderiam estar. Foram mesmo anos negros, dias sombrios para quem ansiava pela democracia e estava disposta a MORRER por ela! Grandes líderes surgiram então como o meu amigo e líder estudantil José Dirceu, Lula e outros.

                                        
O MEU  LIDER ESTUDANTIL JOSÉ DIRCEU EM UMA PASSEATA-1968.EU ESTAVA LÁ.

Nossa presidenta Dilma Roussef, a Wanda da Vanguarda Popular revolucionária foi torturada e presa nesses dias sombrios.

                                                 
DILMA DIANTE DOS MILITARES NA DITADURA.

Os militares ficaram no poder por 21 anos, e depois devagar, com muita luta , conseguimos acabar com ela e  eleger  nossos governos na democracia. Há apenas 12 anos o Partido dos trabalhadores está fazendo ainda de maneira tímida, mas sem interrupções as mesmas reformas e programas sociais defendidos lá atrás por Jango Goulart.
Vendo hoje o PSDB, que agora  faz o papel da UDN, a TV Globo, a mídia escrita e televisiva, a elite que votou em Aécio Neves e perdeu  massacrando todas as horas a presidente Dilma e o PT, faço um paralelo com as lembranças que eu tenho daqueles confusos dias de 1964.                            Sei que os tempos são outros, a rapidez da internet desmente em tempo real as arapucas e mentiras que eles armam a cada passo; mas eles querem e clamam por um golpe agora, que pela 4ª vez perderam as eleições para presidente. É bom estarmos atentos, é bom que a gente não esqueça. É bom que a memória permaneça! GOLPE NÃO, MILITARES NÃO!

       DEMOCRACIA, SEMPRE MAIS, DITADURA, NUNCA MAIS!!!!

                                                  

2 comentários:

  1. Para que NINGUÉM se esqueça; para que NUNCA MAIS aconteça!

    ResponderExcluir
  2. Você falou de Zé dirceu, nos seus marcadores?? Ele mandou aquele abraço bandido, kkkkkkkk

    Ditadura Petista tem que acabar

    ResponderExcluir